Jornada de Trabalho – Mensalistas x Horistas

Tenho visto que uma grande vantagem prevista em lei tanto para Empregadores como Empregados não vem sendo utilizada ultimamente. Os Empregadores,acho que mais por costume do que por Custo x Beneficio, deixarão de usar o Trabalhador Horísta e acabam optando pelo velho Mensalista.

Mensalista: Trabalhador com salário mensal, para 30 dias incluídos Domingos e Feriados, normalmente com uma jornada de 44 horas semanais, ou seja, por mais que a suas tarefas sejam sazonais o empregador terá que lhe exigir o cumprimento desta jornada e lhe oferecer no mínimo um salário mínimo mensal, rssss desculpe a redundância.

Horista: Trabalhador com ganho por hora e sendo assim permite que ele tenha uma jornada inferior, 25 horas semanal. Na legislação, CLT, recente foi incluído o Art. 58A “Considera-se trabalho em regime de tempo parcial aquele cuja duração não exceda às 25 horas semanais”.

Isto significa que o trabalhador poderá executar seu trabalho devidamente enquadrado na Lei, sem dores de cabeça para Empregador e Empregados, e ter um ganho proporcional a sua atividade sem a obrigatoriedade do velho salário mínimo.

Para muitos leigos isto pode parecer vantagem só para os Empregadores, más já vi muitos profissionais com uma sobrinha de tempo na sua vida doido para cobrir alguns gastos familiares que vão muitas vezes para no SPC devido ao desconhecimento de muitos empregadores que deixam de oferecer estas vagas e acabam as ocupando com seus parentes e etc. Criando um outro problema que poderemos conversarem um POSTfuturo.

Também devido ao pouco conhecimento sobre cálculos financeiros alguns Empresários acreditam que tal profissional irá encarecer sua folha de pagamento.

Falta de uma Assessoria, rsssss

Para finalizar um exemplo: Entregadores de Pizza.

Forte abraço a todos!

5 responses to “Jornada de Trabalho – Mensalistas x Horistas

  1. Meu empregador declarou que como sou mensalista, sou obrigado a trabalhar quando ele solicitar, sábados, domingos e feriados. Sem o pagamento de horas extras, é certo isso?

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s