Nível de Atividade do Comércio – Movimento; Crescimento; Posição do Comércio Julho 2011

Atividade do comércio apresentou crescimento moderado em julho, revela Serasa Experian

04/08/2011

 

Alta foi puxada pelo segmento de tecidos, vestuário, calçados e acessórios

De acordo com o Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio, o movimento dos consumidores nas lojas em todo o país cresceu 0,1% em julho na comparação com o mês imediatamente anterior, após terem sido feitos os devidos ajustes sazonais.

A alta de 0,1% em julho foi puxada pelo crescimento de 0,7% do segmento de tecidos, vestuário, calçados e acessórios, seguido pelas expansões de 0,4% tanto do setor de supermercados, hipermercados, alimentos e bebidas quanto de móveis, eletroeletrônicos e informática. Já na direção contrária, o maior recuo foi registrado pelo segmento de veículos, motos e peças com queda de 1,6% no mês de julho.

 

No acumulado anual, isto é, de janeiro a julho de 2011, o varejo nacional registrou expansão de 9,6% em sua atividade. O setor de material de construção figura na liderança deste processo com crescimento de 12,0% nos primeiros sete meses de 2011, seguido pelo desempenho de 9,1% do setor de móveis, eletroeletrônicos e informática. Na ponta oposta, o segmento de tecidos, vestuário, calçados e acessórios acusa recuo de 0,7% no acumulado do ano.

De acordo com os economistas da Serasa Experian, os resultados dos dois últimos meses já sinaliza um cenário de expansão mais moderada para o varejo nacional ao longo deste segundo semestre. O aperto monetário em curso e as medidas de restrição ao crédito adotadas pelo governo, visando esfriar o consumo e combater a inflação, atuam nesta direção. Contudo, caso se confirme o grau relativamente elevado dos varejistas para as vendas do Dia dos Pais, conforme divulgado no último dia primeiro pela Pesquisa Serasa Exeprian de Expectativa Empresarial, é provável que o resultado da atividade varejista em agosto seja melhor do que os verificados nestes meses de junho e julho.

Metodologia do Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio

O Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio é construído, exclusivamente, pelo volume de consultas mensais realizadas por estabelecimentos comerciais à base de dados da Serasa Experian.  As consultas (nas formas de taxas de crescimentos) são tratadas estatisticamente pelo método das médias aparadas com corte de 20% nas extremidades superiores e inferiores. Com as taxas de crescimento tratadas e ponderadas pelo volume de consultas de cada empresa comercial é construída a série do indicador. A amostra é composta de cerca de 6.000 empresas comerciais e o indicador, com início em janeiro de 2000, é segmentado em seis ramos de atividade comercial.

 

Fonte: http://www.serasaexperian.com.br/release/noticias/2011/noticia_00561.htm

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s