Saque do FGTS – Quando e Como Sacar seu FGTS

Para especialistas, quanto antes tirar dinheiro do FGTS, melhor

Os especialistas recomendam o saque do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) sempre que o trabalhador tiver a oportunidade.

Isso porque o rendimento é de 3% ao ano mais TR (Taxa Referencial), não raramente inferior à inflação, o que significa perda do poder de compra ao longo do tempo. Esse rendimento é aplicado em cerca de 99% das contas atuais do FGTS.

Além de ser usado na compra do imóvel, o dinheiro é liberado para redução das prestações do financiamento, para amortizar o saldo devedor ou para liquidar o débito com o banco, mas é preciso ficar atento aos períodos de carência.

Quem já teve uma moradia financiada pelo SFH (Sistema Financeiro de Habitação), que engloba os empréstimos para a compra de unidades até R$ 500 mil, pode usar o FGTS para adquirir um segundo imóvel desde que não esteja na mesma localidade: município ou região metropolitana (se houver).

Criado há 45 anos, em setembro de 1966, o fundo, inicialmente, tinha o objetivo apenas de garantir uma poupança ao trabalhador demitido sem justa causa.

Ao longo dos anos, foi passando por reformulações e, atualmente, pode ser sacado em 30 situações, como quando o trabalhador se aposenta, ao completar 70 anos ou por necessidade devido a doenças graves.

É possível sacar os valores de todos os contratos de trabalho com data de afastamento do emprego até 13 de julho de 1990. Para os demais, o saque pode ser feito desde que o trabalhador tenha ficado, no mínimo, três anos seguidos fora do regime do FGTS.

O cotista pode acompanhar o saldo da conta pela internet, pelo celular, em uma das agências da Caixa ou receber em casa o extrato dos lançamentos realizados.

VALE E PETROBRAS

Quem tem uma parte do FGTS aplicada em ações da Petrobras e da Vale, compradas em agosto de 2000 e em março de 2002, também pode fazer um bom negócio se precisar resgatá-la para a casa própria.

Desde a adesão a esses fundos, as ações ON (ordinárias, com voto) da Vale acumulam uma alta de 999%, enquanto as da Petrobras subiram 373,6%.

Para o presidente do Instituto FGTS Fácil, Mario Avelino, sempre que o segurado puder resgatar os fundos FGTS deve fazê-lo como forma de buscar uma alternativa mais rentável a esse dinheiro, que permanece imobilizado e inacessível para a maioria.

“Resgatar o fundo FGTS Vale ou Petrobras só vale a pena para quem compra a casa própria”, afirma.

Quem leva o dinheiro de volta para a conta normal do FGTS, cujo rendimento anual perde para a inflação, tem que se enquadrar nessa ou em uma das outras regras de saque para ter o dinheiro liberado. Depois, não é permitida a volta aos fundos.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s